quinta-feira, 26 de abril de 2012


Dia dos Trabalhadores/as: 1º de Maio - Dia de Luta ou de Festa?


            O dia 1º de Maio celebra-se o Dia Mundial do Trabalho. Criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.

Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos da polícia contra operários.
            Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.
No Brasil, como não poderia deixar de ser, o 1º de maio também está relacionado à luta pela redução da jornada de trabalho. A primeira celebração da data que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, porém somente em 1925 foi consolidado como Dia dos Trabalhadores. Afinal, essa é uma data de festa ou de luta? Apesar das conquistas que a luta trouxe, os desafios pela justiça ainda são grandes.
Portanto, entende-se que essa data não deve ser celebrada com festa/shows e prêmios para enganar os trabalhadores enquanto há milhares de trabalhadores desempregados, explorados, doentes, em condições de trabalho precárias, etc. Vamos para as ruas, caminhar em solidariedade aos trabalhadores/as que lutam por uma vida digna para todos com educação de qualidade, saúde, trabalho digno, transporte coletivo digno, segurança, etc. Enfim, somamos centenas de trabalhadores/as que vão às ruas da Vila das Torres no próximo dia 1º de Maio em solidariedade aos moradores trabalhadores dessa comunidade que sonha e luta por justiça.

Programação:
·        9h00 – Concentração no Centro Comunitário Nossa Senhora.
·        9h30 – Mística e Resgate histórico do Dia dos/as Trabalhadores/as.
·        10h00 – Caminhada pela Vida e Cidadania pelas ruas Guabirotuba, Manoel Martins e Chile até o Teatro Paiol.
·        11h00 – Benção Ecumênica dos/as Trabalhadores/as.
·        11h30 – Encerramento.

Venha participar conosco! Traga algum alimento para partilhar no café com trabalhadores/as de Curitiba e região metropolitana.

Realização: Pastoral Operária, Movimentos Sociais e Rede da Integração das Entidades da Vila das Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário